Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pele sensível e alérgica... Difícil!!!

                                                                                     Por Dra. Ana Paula Vieira
Gente, pode até não parecer mas, a pele sensível e alérgica é um problemão e dá um trabalho enooooorme. Este tipo de pele exige cuidados super-especiais por se tratar de uma pele fina, seca, frágil e que envelhece muito mais rapidamente... Além disso, irrita com facilidade. É incrível, mas quase tudo irrita...!!! Sol, calor, frio, vento, comidas muito temperadas e apimentadas, cafeína, chá mate, álcool, esfoliantes, sabonetes comuns, maquiagens, demaquilantes, alguns xampus, produtos com ácidos... afff... e um monte de outras coisas... Hoje, por volta de 40% da população mundial apresenta algum tipo de alergia ou têm a pele sensível a determinados agentes. É gente pra caramba, não é mesmo?
Às vezes, a pele está sensível assim só por um tempo, e não vai ficar assim para sempre. Às vezes é só falta de cuidados adequados!!! Mas, muitas vezes, a pele é sensível mesmo; alérgica e irritada de verdade... de maneira persistente. A aparência deste tipo de pele não é das melhores... É avermelhada e descamativa. Com frequência, coça e arde. E o pior de tudo é que nem sempre conseguimos identificar uma causa aparente!!! É comum no consultório o paciente referir que “de repente, a pele fica toda vermelha, quente, coçando, descamando...”. E aí? O que fazer?

È preciso tomar os cuidados mínimos necessários e aprender a cuidar deste tipo de pele:
·         Limpe ou lave o rosto poucas vezes ao dia. Duas vezes já seria suficiente! A pele sensível quase não possui a camada protetora natural e, por isso, se for lavada muitas vezes, ficará pior... Utilize sabonetes ou loções de limpeza específicos para peles sensíveis. Sabonetes comuns, nem pensar! Entenderam? E por favor, não esfolie a pele sem orientação médica se ela é sensível e está irritada, Nunca... Nem use adstringentes. Não precisa... Na hora de secar, passe a toalha levemente, sem esfregar.
·         Evite ficar passando a mão no rosto e evite lavar com água quente. Evite passar perfumes no rosto ou próximo a ele. Na verdade, evite se expor a produtos muito perfumados em geral... de qualquer tipo... desde um hidratante até um desinfetante de banheiro!!!
·         Use produtos sem álcool e hipoalergênicos. E isso vale para todos os produtos e não só para os de uso facial!!! Xampus, condicionadores, desodorantes, esmaltes... todos podem irritar mais ainda um rosto que já está sensibilizado. Borrife água termal algumas vezes durante o dia e deixe secar naturalmente e nunca esqueça de aplicar (e reaplicar!!!) o filtro solar!!! Dê preferência para os hipoalergênicos, de fórmula leve.
·         Prefira as maquiagens do tipo mineral, que não agridem tanto a pele. E nunca, nunca, jamais durma de maquiagem. Evite as maquiagens resistentes à água, pois estes produtos necessitam de demaquilantes mais “agressivos” (com mais solvente) para serem removidos, o que pode causar irritação. À noite, depois de limpa, a pele deve receber um hidatante. Esse é o melhor momento para hidratar a pele sensível.
É difícil escolher um produto que dê certo na pele sensível. Não existem muitos específicos no mercado... Uma marca que eu adoro (aaaamo mesmo!) é a Alergoshop. São produtos para pessoas alérgicas e de pele sensível. Ao contrário do que se pode pensar, os produtos hipoalergênicos não servem somente para as pessoas alérgicas!!! Podem e devem ser usados também por pessoas que querem prevenir as alergias. Ou então, por pessoas que não têm nenhuma alergia diagnosticada mas, sabem que têm a pele sensível. A Alergoshop possui uma linha perfeita para tratamento facial e corporal. Recentemente começou a ser vendida aqui em São Luís (Alergo, Medical Jaracaty, sala 602, tel. 3221-0663). Sugestão de produtos (obaaaa!!!):
1.Cetaphil loção de Limpeza Facial; 2.Fisiogel Cleanser (para limpeza facial); 3.Clinique Redness Solution (linha para pele vermelha e sensível); 4Água Termal Avène e La Roche Posay; 5.Cetaphil Hidratante Facial; 6.Toleriane Hidratante Facial
7.Linha de tratamento facial Alergoshop (sabonete facial, esfoliante, hidratante facial, creme facial diurno, creme facial noturno), Linha de uso diário Alergoshop (xampu, condicionador, desodorante, hidratante corporal...) e Filtro Solar Alergoshop FPS 30 (bem sequinho!!!); 8. Maquiagem Eclat Alergoshop (corretivo, pó, rímel, lápis, sombras, blush, batons...); 9.Esmaltes Eclat Alergoshop
Tchauzinho e se cuidem!!!
Dra. Ana Paula Vieira
Ed. Medical Jaracaty, sala 808
Tel: 3221-0136 / 8844-3466

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)