Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PELE HIDRATADA... E LINDA!

                                                                                       Por Dra. Ana Paula Vieira

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Responde por, mais ou menos, 16% do nosso peso corporal e é composta por 70% de água. Tem a função de proteção, atuando como uma barreira contra microorganismos e agressões externas. A manutenção da água na pele é o que vai fazer com que ela se mantenha saudável e continue desempenhando bem suas funções. 
 A pele seca perde o brilho, dá uma sensação de repuxamento, pode descamar e pode coçar... Além disso, a pele ressecada é mais sensível e mais frágil, irrita e tem alergias e infecções com facilidade, cicatriza com dificuldade e envelhece mais rápido... Sem contar que se torna um problema estético também, afinal de contas, não podemos negar que uma pele bem hidratada, sedosa, lisinha e reluzente... é linda né? 
 Algumas pessoas já têm a pele seca por natureza. Outras, por sua vez, desenvolvem uma pele seca por falta de cuidados adequados. Mas afinal, por que a pele resseca? Principalmente por pouca ingestão de água, por exposição a temperaturas frias, vento e climas secos (incluido aqui o nosso bom e velho ar-condicionado de cada dia!!!), pelo excesso de produtos de limpeza (incluindo sabonetes!!!) e por não usar hidratantes. 
 E para piorar, acreditem, a maior parte de vocês não sabe como fazer uma boa hidratação da pele!!! Sério!!! Antes de mais nada, a pele precisa ser esfoliada uma vez por semana. A esfoliação ajuda a retirar a camada mais superficial de células mortas e, assim, o hidratante consegue penetrar melhor. Para esfoliar, não tem muita ciência não! Pode usar qualquer esfoliante!!! Pode até misturar um pouco de açúcar no seu sabonete líquido preferido... Isso vale para o corpo e para o rosto. 
 No banho do dia a dia, você deve lembrar de três coisas super-mega-importantes: não pode abusar da água quente, não deve tomar banhos demorados e não pode passar muito sabonete. Essas três regrinhas são fundamentais!!! Já é metade do tratamento!!! Nesse momento, alguém pode estar pensando: “Ah, mas o meu sabonete é de glicerina...” ou então “Mas... meu sabonete tem ¼ de loção hidratante...” ou (pior ainda!!!) “Mas, eu uso sabonete de bebê!!!”. Querida, acordaaaaa!!! Você não é um bebê!!! Portanto tem que usar sabonete comum!!! E essas regrinhas são válidas para todos os tipos de pele e todos os sabonetes, ok? 
O melhor momento para hidratar a pele é logo após o banho. Depois que você sai do chuveiro, voce tem até três minutos para passar o hidratante. Isso mesmo!!! Após três minutos a camada superficial da pele já se “fechou” e o hidratante já não vai conseguir
penetrar e fazer o efeito desejado, logo, não vai adiantar muito passar... Então, saindo do banho, se enxugue rapidamente e, com a pele ainda meio úmida, meio molhada, passe um pouco do produto e espalhe bem. Dessa forma, o hidratante é bem absorvido e a pele não fica grudenta. Sugestões? 
 Para o corpo: Loção Hidratante para o Corpo – Alergoshop; Cetaphil Creme Hidratante Corporal – Galderma; Hidratante Corporal Intensivo – Neutrogena; Kalima Loção Hidratante – Theraskin; Linha de Hidratantes Corporais – Nivea 
 Para o rosto: Creme Hidratante para o Rosto – Alergoshop (pele sensível); Toleriane Rosto – La Roche Posay (pele seca e sensível); Nomaderm Tri-Active Anti-Imperfeições – Vichy (pele oleosa); Dramatically Different Moisturizing Loção – Clinique (pele seca ou normal)
Hidrafil Loção Cremosa Híbrida – Stiefel (pele normal) 
 Para as mãos: Cetaphil Hand Cream – Galderma; Hidratante Antiidade para as Mãos – Neutrogena; Dry Skin Hand Cream – L’Occitane; Polpa Hidratante para as Mãos Castanha – Natura Ekos 
 Para os pés: Intensive Treatment and Moisturizer – Kiehl’s; Heel Tastic Intensive Heel Therapy – Earth To Skin; Ureadin 20 creme – Medley; Manteiga Emoliente – Granado 
 E os óleos? Hidratam também? Bom, os óleos agem de uma maneira diferente dos cremes e loções hidratantes. Eles não são absorvidos e formam uma camada na superfície da pele. Esta camada impede a saída de água da pele. Ou seja, podem até funcionar para uma pele que já é, de certa forma, hidratada. Assim, a camada de óleo impediria que a pele pudesse desidratar. Eu, particularmente, prefiro muito mais os cremes e as loções...
Então, é isso!!! Escolha um bom hidratante e mãos à obra!!! Sua pele agradece!! 

Dra. Ana Paula Vieira
Ed. Medical Jaracaty, sala 808
Tel: 3221-0136 / 8844-3466

2 comentários:

  1. Simone, adoro seu blog!!! Acompanho sempre. Parabéns!

    Curto bastante a coluna semanal da Dra. Ana Paula, segunda não pode faltar minha visita aqui! ;D

    Uma dica de post.. comente um poco sobre a caspa, esse mal que atinge praticamente todo mundo. Tratamentos, produtos, como evitar.

    Beijocas!

    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!!!!

    Super obrigada pelo comentário!!!

    Fico super feliz em saber que você adora os textos da Dra. Ana Paula, ela arrasa!!!

    Dica anotada!!

    Bjooo

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)