Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Desbravando o mundo - Jericoacoara

Eu adoroooo viajar, sempre que tenho um tempinho livre arrumo as malas e vou pro mundo!! Tenho a sorte de ter sido criada por uma família que desde pequena me mostrou o prazer de ver o mundo através dos meus próprios olhos!! Pensando nisso, resolvi dividir com vocês um pouquinho dos lugares que conheço, assim podemos agregar nossas experiências né? 

A primeira viagem que fiz este ano foi para Jericoacoara - CE, um paraíso de águas cristalinas!! Apesar de já ter ido umas 10 vezes à cidade, sempre me encanto com suas belezas naturais.

Os 6.850 hectares do Parque Nacional de Jericoacoara incluem dunas, lagoas, praias de areia branca e um mar tranquilo, além de ser um ótimo lugar para praticar atividades como surf , kitesurf e windsurf.

O pequeno vilarejo possui inúmeras opções de passeios para os turistas, um dos mais conhecidos é o da Pedra Furada. 
A vista é simplesmente incrível e você pode percorrer o caminho a pé (prepare-se para uma longaaa caminhada), cavalo ou de barco.
 
Você não pode deixar de conhecer as Lagoas Paraíso, Tatajuba (minha predileta!!!) e Azul, todas incríveis!! Quando chegar a uma das lagoas, delicie-se com uma Caipiroska de Siriguela (fruta da região) e um pargo assado na brasa... Simplesmente magníficos!!
A duna do Por do Sol é clássica, vale a pena escalar os 30 metros para acompanhar a mudança gradual de cor, indo do amarelo ao cor-de-rosa. Um espetáculo maravilhoso!!
Pra quem adora simplesmente ficar na praia observando o movimento, indico os bares Alexandre e Mosquito Blue, os melhores para exercitar a arte de não fazer nada!!rs

Apesar de ser um pequeno vilarejo, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 90 pousadas/hotéis. Os preços variam de R$50,00 a R$800,00 (diária casal), logo, vale a pena dar uma pechinchada!!

Além das belezas naturais, a vila possui uma gastronomia internacional com mais de 40 restaurantes de especialidades diversas: italiana, francesa, regional entre outras. Como sugestão, indico conhecer os Restaurantes Pimenta Verde (que tem um delicioso risoto de camarão, palmito e funghi), Tamarindo, (escolha o Tamarindo Fish, posta de peixe ao molho de camarão e batata Rosti) e Chocolate (melhor petit gateau da vida....!!!).

Outro ponto que merece destaque é a noite da cidade, que começa por volta das 02:00hs da manhã...!! Isso mesmo gente, a noite começa tardeeeee... Entre as opções, super indico o Forró da Dona Amélia, o Planeta Jeri e o Sky, melhores opções para ver gente bonita e curtir uma baladinha!

Uma das novidades que me surpreendeu este ano foi um Decreto Municipal que proibiu a circulação de veículos dentro da vila, ou seja, ao chegar na vila, é necessário deixar o veículo em um estacionamento. Acho maravilhosa a idéia, primeiro pela preservação ambiental, segundo pela própria segurança dos moradores e turistas.

Infelizmente, a aplicação do Decreto ainda necessita de aperfeiçoamentos, tais como criar vários estacionamentos com estrutura para que os veículos sejam deixados em segurança, já que o único existente é privado e não é coberto, além de cobrar uma taxa de R$10,00 (dez reais) a diária.

Acho que seria mais interessante investir em um estacionamento público, revertendo a taxa para realizar melhorias na Vila (como as caixas de esgoto) ou incentivo aos pescadores (eles ficam desempregados na época de reprodução), tenho certeza que sendo bem empregado, toda a população seria beneficiada.

É isso aí meu povo, tenho certeza que todos vocês vão adorar conhecer esse Paraíso!! E quem já conhece, deixe sua sugestão!!! :****

Um comentário:

  1. Ei Si,e pega celular lá?
    Adoreeei todas as dicas,imprimi tudiiiinho p/ levar como guia!rs. beijosss.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)