Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Xô caspa!!!

                                                                             Por Dra. Ana Paula Vieira

Vamos falar um pouquinho sobre caspa, este problema chatéééérrimo, super inconveniente e embaraçoso que aflige milhares de pessoas!!! Na maioria das vezes a caspa é persistente, crônica mesmo. Mas, algumas vezes, pode ser um problema temporário, por cuidados inadequados. 
 Pode surgir em qualquer idade mas é mais comum começar na adolescência, época em que a oleosidade da pele e do couro cabeludo estão muito aumentadas. A causa exata não conseguimos explicar ainda, mas... alguns fatores provocam a sua piora... O importante é saber que a caspa não é contagiosa e que pode até não ter cura mas, pode ser controlada (com muita paciência e persistência...). Então, vamos a algumas dicas? 
 Gente, o cabelo deve ser lavado em dias alternados, ponto final. É isso! Lógico que, vez ou outra, passamos dois ou três dias sem lavar mas, isso não deve ser a regra... O couro cabeludo sua (muitoooo!), produz oleosidade, acumula poeira e descama diariamente... então, fica sujo! Esta sujeira acumulada, piora a situação de quem já tem caspa.Tente não lavar a cabeça com água quente. Isto estimula a produção de oleosidade... Esfregue a raiz dos cabelos com as pontas dos dedos, e não com as unhas. Além disso, não esfregue além do normal, do necessário. A manipulação excessiva do couro cabeludo vai ativar mais ainda o funcionamento das glândulas sebáceas e estas, por sua vez, vão produzir mais gordura. A consequência disso, é mais caspa... 
  Outra coisa: o condicionador deve ser aplicado da metade dos fios para baixo! Não aplique condicionador na raiz dos cabelos ou então, se você não tem caspa, com certeza vai ter... ah vai sim...! Cremes para pentear, tipo leave in... bom, tem gente que não pode viver sem eles... e eu (como mulher que sou...) entendo perfeitamente isso. Mas tem gente que exagera né? Quem tem caspa tem que evitar estes cremes... tentar usar semente em casos de emergência!!! Isto vale também para os secadores de cabelo...  Uma coisa importante também, é seguir uma dieta saudável, com alimentos ricos em zinco, vitamina B e ácidos graxos essenciais. Além disso, aprenda a diminuir o seu estresse... Não tem jeito gente... o estresse (esse mal do século!) afeta a saúde como um todo e torna o seu organismo mais suscetível a várias doenças, incluindo aqui a caspa! Todo mundo que tem caspa, nota que ela piora quando ocorre algum aborrecimento ou alguma preocupação. Se os xampus anticaspa comuns, de supermercado, não forem capazes de resolver o problema, o passo seguinte é utilizar os xampus de farmácia, com propriedades anticaspa mais fortes... O uso deve ser diário até o controle da caspa. Passando a pior fase, passe a usar três vezes na semana. É importante permitir que o xampu aja por uns cinco minutos antes de ser enxaguado. Algumas sugestões: 

 1. Stiproxal (Stiefel); 2. Keriun DS (La Roche Posay) – para tratamento de ataque, uso diário;
3. Pielus (Mantecorp) – com propriedades condicionadoras... não resseca tanto! 
 Caso estes cuidados não surtam efeitos, você deve procurar seu dermatologista. Ele provavelmente irá receitar tratamentos mais agressivos e específicos para controlar o problema!!! Afinal, quem não quer um cabelo limpo e cheiroso... e sem aqueles “floquinhos de neve”? Tchau gente! Até logo!!! 

Dra. Ana Paula Vieira
Ed. Medical Jaracaty, sala 808
Tel: 3221-0136 / 8844-3466

5 comentários:

  1. Parabens a Dra Ana Paula, os seus conhecimentos e suas dicas sao muito preciosas, mtas duvidas tiradas. E pra Simone: depois coloca um post sobre noivas, e mostra logo seu vestido de noiva p gnte se inspirar. Parabens pelo blog, marco presenca todo dia. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoreiii o post Dra. Ana Paula, parabéns!
    Parabéns Simone pelo blog, cada dia melhor.

    Beijinhos!

    Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores post que já li sobre caspa. Parabéns mesmo.

    Aproveita a onda de cabelos e comenta sobre a queda.

    Um abraço. ;D

    ResponderExcluir
  4. Meninas,

    Que delícia saber que vocês gostam tanto dos posts da Dra. Ana Paula!!!

    Maria Fernanda,

    Farei com certeza, só mais uns dias de espera!!!! =)

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Meninas! Obrigada pelos elogios! Fico feliz quando vocês gostam...
    Sugestão anotada, vou começar a preparar um post sobre queda de cabelo!
    Bjoosss a todas.

    Dra. Ana Paula Vieira

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)