Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dress Code - O que vestir!!

E a temporada de festas começou!!! É casamento, formatura, confraternizações.... E você tem que se preparar para todos... Não é fácil né? ;) 
 
Cada tipo de evento exige um traje específico e é natural que na hora de se produzir role a dúvida sobre o que é apropriado ou não. Mesmo que o traje esteja determinado no convite (esporte, passeio, passeio completo ou black-tie), sempre bate o medo de errar na roupa da festa. Para não ficar na dúvida, desvendamos esses códigos para vocês.
 
Traje Esporte

Geralmente indicado para eventos sociais durante o dia, ao ar livre ou mais casuais como almoço de negócios no final de semana, aniversários ou churrasco da empresa. Não leve o nome deste traje ao pé da letra. Camisas de time, moletom e tênis esportivos não são apropriados. Dê preferência para tecidos mais simples como algodão, malha e jeans.
 
Bermudas, shorts, saia e blusa, calças, vestidos simples lisos ou estampados, bolsas grandes ou pequenas, mas esportivas. Bijuterias ou jóias simples. Sapatos de salto baixo ou médio grosso, e dependendo do local, rasteirinhas e sapatilhas.

Traje Passeio (Tenue de Ville, Esporte Fino, Alto Esporte)

Um pouco mais formal, este traje é indicado para coquetéis, eventos culturais, inaugurações ou para trabalhar. Tecidos como linho, seda, crepe, viscose, musseline, organza, javanesa são bem-vindos.

Vestidos mais simples e curtos, mídi ou longuete, pantalonas, túnicas, terninhos, tailleur, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas. Brilho com moderação. Eventos durante o dia pedem um visual mais clássico e discreto, para a noite, requinte e um pouco de ousadia. 
 
Traje Passeio Completo (Social, Escuro)

Usado em casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. Recomenda-se uso de tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo.
 
  Aqui vale uma recomendação mais específica, apesar do traje não exigir que o vestido seja longo, há que se tomar muito cuidado com os curtos ou longuetes, a ocasião é formal, logo, decotes, brilhos e transparências são permitidos, mas com moderação!! São indicados saltos altos, jóias ou bijuterias finas e bolsas pequenas de mão. Cabelo e maquiagem mais trabalhados.
 
Traje Gala (Black-tie, À Rigor, Tenue de Soirée ou Habillée)  

Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho e champanhe francês. Tecidos nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, crepe, jérsei, cetim, tafetá, chamalote, brocado, metalizados, shantung, crepe romano. 
 
 Vestidos longos e sofisticados. Caudas, decotes, fendas. Salto alto, meias finíssimas, carteiras ou bolsas pequenas, jóias. Cabelo e maquiagem impecáveis.
 

3 comentários:

  1. A explicação tá muito boa,bem simples!bjo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que você tenha gostado Mi!!!! A intenção é que a linguagem seja bem simples mesmo!

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Simone, fiquei muito feliz por atender o meu pedido. Amei as dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)