Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Botox® : Tirando suas dúvidas!!!

                                                                                 Por Dra. Ana Paula Vieira

Olá! Vamos falar um pouquinho sobre Botox®? Sei que todo mundo já ouviu falar alguma coisa sobre ele mas, sempre ficam dúvidas... Para começar, Botox® é só um dos nomes comerciais da toxina botulínica. Esta toxina é produzida por uma bactéria e a sua forma purificada é utilizada para fins estéticos, no tratamento de rugas e linhas de expressão. 
 Algumas linhas e rugas surgem devido à contratura muscular da expressão facial. A toxina botulínica, quando injetada no músculo, impede a contração deste. Desta forma, com o músculo relaxado, as linhas são amenizadas. Dependendo do tipo de rugas, elas podem sumir totalmente... 
 A aplicação de Botox® deve ser feita quando as linhas de expresão começarem a incomodar. Logo, não há uma regra!!! Pode ser aplicado quando a pessoa quiser desde que haja acompanhamento médico. Sua melhor indicação é para o tratamento das linhas do terço superior da face: testa, lateral de olhos e região entre as sobrancelhas. Mas, existem muitos outros pontos de aplicação dependendo de cada caso. Podemos aplicar, por exemplo, na base do nariz, para arrebitar a ponta. 
 “E as injeções? São dolorosas?” Gente, é o seguinte: é im-pos-sí-vel não sentir uma agulha entrando na sua pele!!! Antes do procedimento podemos passar um creme anestésico e, depois de mais ou menos 45 minutos, a superfície da pele fica anestesiada e as picadas praticamente não são sentidas. O que pode gerar um incômodo é a entrada do líquido, a injeção em si. Mas, nada demais!!! Após a aplicação, deve-se ficar quatro horas sem abaixar a cabeça ou massagear o local. 
 O efeito começa a ser sentido por volta de 72 horas e o resultado final deve ser visto em 15 dias mais ou menos. Neste intervalo, deve-se retornar em consulta para que sejam avaliados possíveis pontos onde ainda seja necessário aplicar um pouco mais. A duração do efeito é de quatro a seis meses em média. 
 Quanto a possíveis deformações, o risco existe realmente... O tratamento requer experiência e habilidade e, por isso, deve ser feito somente por médicos confiáveis.
Repetindo: é um procedimento médico!!! Se a toxina for aplicada de maneira incorreta, pode gerar expressões faciais bizarras. Aqui em São Luís, diversas clínicas de estética oferecem a aplicação de toxina botulínica realizada por esteticistas o que é simplesmente um absurdo! Já vi várias complicações... Lamentável. 
 De qualquer forma, não precisa ter medo, pois quando o procedimento é realizado por um médico capacitado, é seguro, extremamente seguro. Os clientes ficam muito gratos e satisfeitos! O resultado final é bem bonito mesmo!!!
Beijo e até a semana que vem! 

Dra. Ana Paula Vieira
Ed. Medical Jaracaty, sala 808
Tel: 3221-0136 / 8844-3466

2 comentários:

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)