terça-feira, 31 de maio de 2011

Dress Code - O que vestir!!

Cada tipo de evento exige um traje específico e é natural que na hora de se produzir role a dúvida sobre o que é apropriado ou não.

Mesmo que o traje esteja determinado no convite (esporte, passeio, passeio completo ou black-tie), sempre bate o medo de errar na roupa da festa. Para não ficar na dúvida, desvendamos esses códigos para você.

Traje Esporte

Geralmente indicado para eventos sociais durante o dia, ao ar livre ou mais casuais como almoço de negócios no final de semana, aniversários ou churrasco da empresa. Não leve o nome deste traje ao pé da letra. Camisas de time, moletom e tênis esportivos não são apropriados. Dê preferência para tecidos mais simples como algodão, malha e jeans.

Bermudas, shorts, saia e blusa, calças, vestidos simples lisos ou estampados, bolsas grandes ou pequenas, mas esportivas. Bijuterias ou jóias simples. Sapatos de salto baixo ou médio grosso, e dependendo do local, rasteirinhas e sapatilhas.

Traje Passeio (Tenue de Ville, Esporte Fino, Alto Esporte)

Um pouco mais formal este traje é indicado para coquetéis, eventos culturais, inaugurações ou para trabalhar. Tecidos como linho, seda, crepe, viscose, musseline, organza, javanesa são bem-vindos. 


Vestidos mais simples e curtos, mídi ou longuete, pantalonas, túnicas, terninhos, tailleur, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas. Brilho com moderação. Eventos durante o dia pedem um visual mais clássico e discreto, para a noite, requinte e um pouco de ousadia.

Traje Passeio Completo (Social, Escuro)

Usado em casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. Recomenda-se uso de tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo.

Vestidos longos ou curtos, tailleurs. Decotes, brilhos e transparências são permitidos, mas com moderação. Saltos altos, joias ou bijuterias finas, bolsas pequenas de mão. Cabelo e maquiagem mais trabalhados. No frio, echarpes ou xales ajudam a esquentar.

Traje Gala (Black-tie, À Rigor, Tenue de Soirée ou Habillée)  

Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho e champanhe francês. Tecidos nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, crepe, jérsei, cetim, tafetá, chamalote, brocado, metalizados, shantung, crepe romano. 
 Vestidos longos e sofisticados. Caudas, decotes, fendas. Salto alto, meias finíssimas, carteiras ou bolsas pequenas, joias. Cabelo e maquiagem impecáveis.

2 comentários:

  1. Adorei o post! Tirou todas as minhas dúvidas! Mais uma vez: perfeito!
    Bjooo.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito de acessar esta página e vocês estão de parabéns... Por favor me ajude vou a um casamento a noite e nao gostaria de usar vestido e sim calça. Se possível me orientar o que devo vestir (blusa com manga). SOS. Grata.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)