Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

It People - Rafaela Albuquerque

Hoje é um dia muito importante para todas as mulheres, para quem não sabe, a data foi criada em memória à greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York, em protesto contra as más condições de trabalho.

A greve, marca o início de uma revolução que nos possibilitaria votar, adquirir melhores condições de vida, de trabalho, entre vários outros direitos..!!

É importante para as novas gerações entenderem a importância de todas essas lutas e mais ainda, se mobilizarem contra a discriminação e a violência a que muitas mulheres ainda são submetidas em todo o mundo.

Nesse contexto, achei interessante trazer nesta data tão importante para todas as mulheres, uma pessoa que nos inspira pelo trabalho que vem desenvolvendo como mulher, mãe, esposa e profissional.
Em tempos de múltiplas jornadas, Rafaela Albuquerque, é um exemplo de mulher contemporânea, referência como consultora de moda e responsável pelos principais eventos do ramo no Maranhão (SLZ Fashion e Casar Bem), ela divide um pouquinho da sua experiência e vem contar como é trabalhar em um mercado em expansão e ainda administrar a família. Inspiração para todos nós!!

Sabemos que no mundo moderno, cada vez mais as mulheres estão se destacando em suas profissões, como consegue conciliar a carreira e a família?

Eu amo meu trabalho e sou daquele tipo que se entrega 100% ao que faz. Imagina meu desespero quando descobri que estava grávida e que meu filho nasceria 2 meses antes do SLZ Fashion? Mas a mulher é um ser humano incrível. Só ela consegue fazer tantas coisas ao mesmo tempo! Minha mãe é minha grande inspiração e aprendi com ela que o segredo de tudo é organização e ter consciência de que você não é Deus. É preciso abrir mão de pequenas coisas para desfrutar de um bem maior.

O que a motivou a trocar o Direito pelo mundo da moda?

Ser uma pessoa feliz. Trabalhar com o que você ama é a melhor sensação do mundo! Eu gostava do curso de Direito, mas quando percebi que não ia ser feliz seguindo essa carreira, resolvi escutar meu coração e investir no que eu realmente amava. Foi difícil trocar o certo pelo duvidoso (ainda mais naquela época!), mas não me arrependo nem um pingo!

Como surgiu a idéia de criar o SLZ Fashion?

Edilson Ferreira, meu sócio no SLZ Fashion, cultivava a idéia de fazer um grande evento de moda no Estado. Quando descobriu que eu estava trabalho no ramo, me ligou e fez a proposta. Mas só comprei a idéia depois que pesquisei e entendi que o SLZ Fashion poderia ser a grande chance de abrir as portas para o mercado de moda local.

Como é o processo de criação de cada edição?
No final de cada edição, eu e meus sócios (Edilson Ferreira e Fernanda Almeida), sentamos e fazemos um balanço dos erros e acertos do evento e vislumbramos o que poderemos fazer para melhorar no ano seguinte. O próximo passo é definir o tema do evento, que decidimos junto com a Phocus (nossa agência de publicidade), Isabela Murad (nossa arquiteta) e Adelmar Palitot e Egberto Cunha, do Planeta dos Balões, que cuidam da nossa estrutura, cenário e passarela. Depois de tudo mais ou menos estruturado, é correr atrás dos patrocinadores que são quem irão viabilizar financeiramente todo esse sonho que idealizamos!!!

Quais são as maiores dificuldades encontradas no mercado de São Luís?
A parte mais difícil é fazer com que os empresários enxerguem o potencial de eventos como o nosso e de que é preciso investir agora para colher frutos no futuro. As pessoas querem sempre resultados imediatos e prontos, sem entender que por trás de todo sucesso há anos de investimento.

Como você visualiza o mercado atual e a importância que eventos de moda tem para o crescimento deste?

A moda no Brasil só aconteceu depois do São Paulo Fashion Week. É através de eventos como esse que se “cria” uma demanda de trabalho para profissionais da área e se expõe para o mundo o que é feito aqui. É com a estrutura desses eventos que chamamos atenção de empresários, instituições e mídia para o potencial dos nossos profissionais. Se a moda no Brasil ainda está engatinhando, a do Maranhão ainda está no útero, mas tenho certeza que o SLZ Fashion foi um dos grandes propulsores dessa concepção.

Quais os investimentos necessários para construir uma marca de renome?
Dedicação, foco, talento e responsabilidade. Edilson Ferreira, meu sócio no SLZ Fashion, cultivava a idéia de fazer um grande evento de moda no Estado. Quando descobriu que eu estava trabalho no ramo, me ligou e fez a proposta. Mas só comprei a idéia depois que pesquisei e entendi que o SLZ Fashion poderia ser a grande chance de abrir as portas para o mercado de moda local.


Quais são suas referências profissionais? E no mundo da moda?
Meu pai é a minha maior referência profissional. Ele é um visionário e sou extasiada pelo modo que a cabeça dele funciona. Espero ter herdado alguma coisa!! rsrs No mundo da moda, acho a habilidade do Paulo Borges indiscutível e a atemporalidade de Coco Chanel fascinante.

Na sua opinião, o que faz uma pessoa ser elegante?
É meio clichê, mas a mais pura verdade: educação! De nada adianta estar linda da cabeça aos pés se a atitude é esnobe.

E quais os piores erros?
Se “fantasiar” de um estilo que não é o seu.

Peça chave da estação?
A que te veste bem.

O que não pode faltar em um bom closet?
Um vestido simples, mas de caimento perfeito, que você consiga usá-lo em qualquer ocasião mudando apenas os acessórios.

Última aquisição?
Uma clutch roxa da Prada.

O que não usaria?
Nunca diga nunca para moda... rsrs (e principalmente para Karl Lagerfeld!)

Quais os próximos projetos e objetivos a serem alcançados?
Meu próximo projeto pessoal é ser mãe novamente, e profissional é realizar a Casar Bem e o SLZ Fashion 2011. Já meu objetivo pessoal é ser feliz, e profissional é, e sempre será, desenvolver o mercado de moda local.

Qual conselho você daria para quem está entrando no mercado da moda?
Estude e acredite no seu sonho, ele só depende de você para se tornar realidade.


14 comentários:

  1. A Rafa é um exemplo a ser seguido. Que entrevista maravilhosa, tá de parabéns Simone! E as fotos então? O que é essa última foto de Rafa, Gustavo e Caio? Parece foto da Caras!!!!!!!! Ah, e destaque para os olhinhos azuis de Caio... Muito lindo! Bjs, Si

    ResponderExcluir
  2. Também acho Bia!!! Precisamos nos inspirar em bons exemplos, tanto na vida pessoal, quanto na profissional, e a Rafa consegue reunir todos esses elementos!!

    Bjaumm

    ResponderExcluir
  3. Este post está lindo!Admiro muito mulheres que tem essa garra de conciliar trabalho e família (pois não é fácil), e ter resultados positivos,amar fazer tudo isso!
    Amei o post Simone!
    Adorei conhecer um pouco sobre a Rafaela!Parabéns...
    Feliz Dia da Mulher Simone!
    Beijos*
    ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Jane!!! Parabéns pelo nosso dia!!!

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  5. Olá Simone,
    Acredito que seja a primeira vez que comento em seu blog, mas passo sempre por aqui e fico admirado com suas palavras, matérias e etc.. parabéns.
    A Rafaela sabe que eu tenho uma forte admiração por seu trabalho e isso aumentou ainda mais quando li sua matéria em sua coluna no imirante.com , onde fala de sua carreira até o são luís fashion. É trabalho, estudo,confiança, determinação e sempre..sempre humilde, isso são poucas palavras que podem descrever Rafa.
    Quero desejar ainda mais sucesso a todas vocês mulheres, e o que serei de nós homens sem vocês? Pois é, nada, então falo aqui por todos eles, nós amamos vocês! Parabéns Rafaela,Simone e todas mulheres desse Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Rafaela é uma pessoa impar. Inconfundivel,Incomparavel,Insubistituivel. Ela é de um profissionalismo imenso.Conheci poucas pessoas com o coração tão grande quanto o dela.Eu tive o prazer e a honra d etrabalhar ao lado daquela que eu considero a divisora de aguas da moda no nosso estado. Compreensiva(as vezes nem tanto. rsrsrsrs),um ser humano digno de respeito. Com ela meio termo não tem vez. Enfim,não preciso falar mais nada sobre Rafaela porque pode parecer "babação", coisa da qual eu não preciso, afinal eu sei que carinho por mim ela tem eisso é reciproco, enfim, ela representa muito bem a mulher dos dias de hoje, que consegue ser Mãe, Profissional, Mulher, e um ser humado fantastico. Parabéns não só a ela, mas a todas as mulheres por esse dia simbolico, afinal dia das mulheres é todo dia.

    Parabéns Sii,bjos!

    ResponderExcluir
  7. A Rafaela é uma fofa, nos passa simplicidade até no jeito de olhar...
    Que ela é um super exemplo de mulher, isso é fato.

    Ótima entrevista Si. b-jão

    ResponderExcluir
  8. Que palavras lindas meus queridos, tenho certeza que a nossa homenageada de hoje adorou ler cada comentário postado!!!

    Obrigada a todos!! :***

    ResponderExcluir
  9. Oi Simone!!
    Adorei nossa entrevista e amei ainda mais ler cada recadinho dos seus leitores!!
    Parabéns pelo seu blog e por ser uma pessoa tão querida!!
    Bjs,
    Rafaela Albuquerque.

    ResponderExcluir
  10. Não tinha idéia de como Rafaela Albuquerque, tinha concebido essa idéia do SLZ Fashion, com certeza ela é exemplo de profissional adorei a entrevista querida Simone, linda sua idéia adorei.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a entrevista!bjo
    http://blogdamirellagsousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Rafa querida,

    Muito obrigada!! Nós agradecemos imensamente por disponibilizar um pouquinho do seu tempo para nos inspirar!!

    Bjaummm

    ResponderExcluir
  13. Ricardo,

    Acho importante trazer bons exemplos, pessoas dignas, trabalhadoras... Só tem a nos acrescentar!!

    bjaummmm

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário, todas as perguntas e comentários serão respondidos através do próprio post!!! ;)